Notícias

Paulo Porto participará de Projeto Rondon em Nortelândia

Professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), o vereador Paulo Porto (PCdoB) embarcará nesta quinta-feira (9/7) para Nortelândia, município do Mato Grosso. Ele é um dos docentes selecionados para a equipe do Projeto Rondon/Operação Bororos 2015.
A equipe ainda será composta pelo professor Elvio Rabuske, do campus de Francisco Beltrão, e oito universitários dos cursos de Medicina, Odontologia, Pedagogia, Direito e Enfermagem dos cinco campi da Unioeste.
Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem como missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Em parceria com universidades públicas e as prefeituras, a proposta é contribuir para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes por meio do conhecimento acadêmico.
Os professores e os estudantes ministrarão oficinas relativas as áreas de direitos humanos, cidadania e auto sustentabilidade no município que tem cerca de 6,4 mil habitantes. “O projeto estimula a busca de soluções e problemas sociais, formulando políticas públicas e priorizar as áreas que apresentam maiores índices de pobreza e exclusão social”, explica Paulo Porto.
O docente da Unioeste também destaca a formação do universitário como cidadão por meio de ações participativas. “Além da importância ao município de Nortelândia, a Operação Bororos irá estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistida pelo projeto”, conclui Porto.
(Julio Carignano, da assessoria do vereador)