Aprovado na sessão de hoje (8), o Projeto de Lei nº. 110/2013, de autoria do vereador Paulo Porto (PCdoB) dispõe sobre a criação de estacionamento de bicicletas em locais abertos a frequência de público, como incentivo a esse modal de transporte.
A adoção da bicicleta como meio de locomoção já mostrou que possuiu inúmeras vantagens. É possível destacar principalmente a diminuição no trânsito e na poluição das médias e grandes cidades, seu beneficio à saúde dos usuários e o baixo custo que apresenta para utilização da classe trabalhadora.
Políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta têm sido adotadas em todo mundo e a proposta de Porto tem a intenção de contribuir para que a população de Cascavel adote este modal de transporte cada vez mais.
O projeto prevê que os locais que devem adequar-se a lei são: órgãos públicos municipais, estaduais e federais; instituições de ensino públicas e privadas; parques e praças; shopping centers; supermercados e centros de compras; agências bancárias; hospitais; instalações desportivas; museus, teatros, cinemas, casas de cultura e indústrias com mais de 30 funcionários.
Os estacionamentos deveram ser gratuitos e com no mínimo 10 vagas.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC
Legenda: Paulo Porto, autor da proposta
Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal