Notícias

Pauta detalhada da sessão da segunda-feira, 12 de setembro de 2022

ORDEM DO DIA

12 DE SETEMBRO DE 2022

59ª SESSÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 17ª LEGISLATURA

 

PROJETO DE LEI Nº 78 DE 2022

Em 1º turno de discussão e votação o PROJETO DE LEI Nº 78 DE 2022 – Institui no calendário oficial de eventos do Município de Cascavel a "Copa Ferraro Internacional de Ciclismo". Proponente: Vereador Dr. Lauri/PROS.

Insere no calendário oficial de eventos do Município de Cascavel a "Copa Ferraro Internacional de Ciclismo", na data de 24 de abril.

PROJETO DE LEI Nº 91 DE 2022

Em 1º turno de discussão e votação o PROJETO DE LEI Nº 91 DE 2022 – Dispõe sobre a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis para os imóveis de propriedade da Companhia Municipal de Habitação de Cascavel nos Programas Habitacionais de Interesse Social e/ou Programas de Regularização Fundiária de Interesse Social e dá outras providências. Proponente: Poder Executivo Municipal.

A lei isenta do lmposto sobre a Transmissão de Bens lmóveis - lTBl as famílias que possuem renda familiar de até dois salários mínimos mensais e que são beneficiárias de Programas Habitacionais de lnteresse Social e/ou Programas de Regularização Fundiária de lnteresse Social executados pela Companhia Municipal de Habitação de Cascavel - COHAVEL.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 15 DE 2022

Em turno único de discussão e votação o PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 15 DE 2022 – Outorga a medalha "Osmar Xiquinho Zimmermann" ao desportista Alexandre Issamu Yanagui. Proponente: Vereador Josias de Souza/MDB.

A homenagem reconhece a trajetória como atleta de futsal de Alexandre Issamu Yanagui, conhecido como Samurai. Alexandre vestiu a camisa do time do Cascavel Futsal por 19 anos.

MOÇÃO DE APELO Nº 72 DE 2022

Em turno único de discussão e votação a MOÇÃO DE APELO Nº 72 DE 2022 – A Câmara Municipal de Cascavel hipoteca Moção de Apelo aos Excelentíssimos Senhores Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), para que revertam a decisão liminar que suspendeu a aplicação do piso salarial dos profissionais de enfermagem. Proponentes: totalidade dos vereadores.

O piso salarial da enfermagem entrou em vigor em 05 de agosto deste ano por meio da Lei nº 1.4.434/2022, que estabeleceu o valor do subsídio em R$ 4.750 mil para enfermeiros, servindo este valor também como referência para o pagamento mínimo para técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiros (50%). Ocorre que o piso salarial dos trabalhadores do setor, conquistado após uma ampla mobilização social e debate no legislativo, foi suspenso no último domingo (4) por uma decisão liminar concedida pelo Ministro Luís Roberto Barroso, que estabeleceu o prazo de 60 dias para que o governo federal, estados, Distrito Federal e entidades do setor esclareçam sobre os impactos financeiros da medida. Os vereadores pedem que o STF reverta a decisão monocrática de Barroso em favor dos trabalhadores.

OFÍCIO/PGM Nº 353 DE 2022

Em turno único de discussão e votação o OFICIO/PGM Nº 353 DE 2022 – Requer Dilação de Prazo ao Requerimento nº 195, de 2022, de autoria de Beth Leal e Serginho Ribeiro. Proponente da Dilação: Poder Executivo Municipal.