O esportista e empresário Pedro Lecheta recebe amanhã na Câmara o título de cidadão honorário de Cascavel. O evento acontece às 19h30 no plenário da Casa.
O título foi proposto pelo vereador Fernando Winter (PTN), que destacou no Projeto de Decreto de Legislativo nº 12/2013, a trajetória de grandes conquistas esportivas de Lecheta, sempre representando Cascavel.
Pedro Martinho Lecheta nasceu em Pato Branco/PR, no dia 11 de novembro de 1951. Em 1971 veio morar em Cascavel e em 1980 começou sua vida esportiva. Sua primeira corrida foi na cidade de Marechal Cândido Rondon, em um arrancadão.
Lecheta é conhecido pela competitividade, pelos feitos históricos na preparação de carros de corrida e como piloto no Paraná, Brasil e Argentina. Pedro possui vários troféus e medalhas que nos conquistou diversos eventos de automobilismo que participou.
O piloto trabalha como mecânico desde 1971, começando na Mecânica Azul, que existe até hoje na Rua Paraná, depois, trabalhou como chefe da oficina da Fiat entre 1977 e 1978. Nos anos 80 conseguiu montar sua própria oficina, em frente ao Ginásio Esportivo, onde ficou durante quatro anos até se mudar para a rua Barão do Cerro Azul.
Pedro Lecheta por várias vezes elevou o nome de Cascavel, vencendo várias corridas no Brasil e na Argentina. Em 1979 começou a correr com Opala Stok Car. Durante 15 anos disputou a categoria Arrancadão onde por cinco vezes foi campeão, arrebatando vários troféus.
Pedro Lecheta direcionou boa parte de sua carreira à Argentina, onde até hoje tem seu reconhecimento nas pistas de Missiones. Para correr, Lecheta contava com a ajuda de clientes que se tornaram seus fãs e contribuíam com pequenas quantias em dinheiro para que ele continuasse nas pistas.
Lecheta é ganhador dos maiores prêmios entregues por pesquisa de opinião pública em toda a região de Cascavel, também do Paraná e Brasil. Recentemente recebeu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o prêmio Sul Brasil entregue às maiores personalidades do Sul do Brasil.
Atualmente Pedro Lecheta se dedica ao trabalho em sua oficina, que é um verdadeiro reencontro com o passado, nas paredes do escritório, forradas de prêmios e certificados, lembramos todas suas vitórias. Mesmo longe das pistas, sua vida continua ligada à paixão por carros, expressa também pela sua coleção de carros antigos.
Assessoria de Imprensa/CMC