Notícias

Pedro Martendal pede mais kits de biometria para Cascavel

O vereador Pedro Martendal (PSDB) está preocupado com a possibilidade de Cascavel perder o direito a ter segundo turno nas eleições para prefeito de 2016, o que pode acontecer se pelo menos 200 mil eleitores não realizarem o cadastro biométrico.

Neste sentido, ele apresentou requerimentos endereçados aos cinco deputados estaduais de Cascavel, André Bueno (PDT), Professor Lemos (PT), Adelino Ribeiro (PSL), Leonaldo Paranhos (PSC) e Márcio Pacheco (PPL), solicitando gestões junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que sejam disponibilizados pelo menos 100 kits para realização da biometria, processo em que o eleitor passa a ser identificado através de suas impressões digitais.
Na justificativa, o vereador lembra que o cadastramento de todos os eleitores não poderá ser feito em tempo hábil, pois existem apenas 32 guichês de atendimento. “Em Maringá, que não é muito maior que Cascavel, houve diminuição de apenas 3% dos eleitores, bem inferior a outros municípios e acreditamos que isso seja devido ao número de kits fornecidos para o trabalho”.
Em seguida, Martendal acentua que a implantação do 2º turno em Cascavel foi de grande importância, “nos colocando em destaque, pois dos 5.500 municípios brasileiros menos de 100 têm a chance de corrigir um possível equívoco do primeiro turno”.
Para o autor dos requerimentos, a disputa no 2º turno permite uma avaliação mais consistente das propostas e um debate mais objetivo entre os dois principais postulantes. ”O eleitor vota com mais convicção e quem ganha é a cidade e a democracia”.
(Assessoria de Imprensa/CMC)