A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cascavel desta segunda-feira (04) foi marcada por uma situação inédita: todos os 21 vereadores da Câmara Jovem participaram no Plenário, realizando uma sessão conjunta. Os adolescentes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, responderam à chamada e assistiram a todos os debates.
Para a presidente da Câmara Jovem, Maria Clara Laufer, do Colégio Sesi, o maior aprendizado dessa sessão foi o de ver como os vereadores se posicionam e se expressam. “Lá nas sessões da Câmara Jovem a gente ainda tem um pouco de receio de falar, de colocar a nossa opinião; e aqui, como se vê, eles não têm esse receio. Assim, a gente aprende um pouco mais.”, disse ela.
A primeira atividade da Câmara Jovem foi antes da sessão, no gabinete do presidente Alécio Espínola (PSC), onde os vereadores jovens assistiram à posse de Dorival Lino (Progressistas), suplente que assumiu no lugar de Mauro Seibert, que entrou em licença. Os estudantes e vereadores tomaram um café da manhã na Presidência antes de irem para o Plenário.
“Foi uma oportunidade muito grande para nós”, acrescentou Maria Ester Soares, vereadora jovem do Colégio Mário Quintana. “É importante todos conhecerem o que acontece na política, atrás dos bastidores. Como eles mesmos falaram na sessão, nós somos o futuro e somos o presente, então temos que estar por dentro de tudo o que acontece para que a gente também possa participar da política”, completou ela.
Parceria
A Câmara Jovem é um programa da Câmara Municipal de Cascavel, em parceria com o Núcleo Regional de Educação. A professora Sandra Mara Martins Ribeiro, que faz a coordenação pedagógica do programa, salienta que a Câmara Jovem é um projeto de formação que segue o modelo da Câmara adulta. “Acompanhar uma sessão da Câmara é uma aula para eles, é parte da formação pedagógica. Eles observam a forma como se fala, a postura, o procedimento nas votações e a formalidade do processo. É uma bela aula”, afirmou.
Na opinião da coordenadora da Câmara Jovem, Karina Donegá, a atividade desta segunda-feira vai afetar a maneira como os vereadores jovens vão se portar nas suas próximas atividades. “A principal mudança que eu percebi hoje é que eles com certeza vão se colocar mais, pedir a palavra e dar suas opiniões, porque normalmente são mais retraídos; mas eles se animaram ao participar de um debate real e ver como os vereadores falam e defendem suas ideias”, disse a servidora.
Ao final da sessão, foi exibido um vídeo produzido pela Câmara Jovem, com a participação dos adolescentes explicando sobre a democracia e o funcionamento de uma Câmara Municipal. Assista clicando neste link: https://youtu.be/XjZnmyMKQnc
Assessoria de Imprensa/CMC