Notícias

Plano de arborização do município é apresentado aos vereadores

Explanado na Câmara pelo secretário de Meio Ambiente, Paulo Carlesso, e pela engenheira ambiental da prefeitura, Keila Kochem, o plano de arborização para a área urbana e sedes dos distritos do município está em processo de finalização.

Convidados pelo vereador Romulo Quintino (PSL), os representantes da secretaria apresentaram o projeto na sessão desta terça-feira (11) antes do início da pauta do dia. Dois pontos principais foram abordados: o histórico da arborização da cidade, especialmente da área central, e também as diretrizes para implantação de um novo plano.

De acordo com Keila, o objetivo “é diminuir os conflitos da arborização com as estruturas urbanas, maximizando o uso das árvores para o bem-estar da cidade e da população”. Além disso, é preciso garantir o crescimento sustentável do município, uma exigência dos órgãos de fiscalização antes que sejam iniciadas as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Discutido desde o ano passado, mas com ritmo intensificado nos últimos meses, o plano está sendo elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Planejamento, Conselho Municipal das Cidades, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Câmara. Para que seja proposta uma nova normatização, é preciso antes fazer um diagnóstico completo da atual situação da arborização no município, com um inventário de todas as árvores existentes, para em seguida, propor um cronograma de substituição e plantio das espécies apropriadas.

Outro ponto polêmico é a autorização para poda das árvores, seja por estarem danificando as calçadas, atrapalhando pedestres e pessoas com deficiência ou ameaçando casas e comércios. Segundo Carlesso, “de janeiro até outubro deste ano foi solicitado o corte de 938 árvores, sendo liberadas 528 e indeferido o corte de 455 árvores”. Já o número de árvores plantadas é de 663, sendo a principal preocupação da equipe técnica da prefeitura, a escolha correta das espécies.

A apresentação da proposta na Câmara despertou o interesse da população, que deve ser ouvida em breve em uma audiência pública, imprescindível ao processo de aprovação do novo plano de arborização.

Assessoria de Imprensa/CMC