Notícias

PM intensificará policiamento ostensivo na região do Universitário

Estudantes da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) promoveram nesta quarta-feira (11) uma manifestação pedindo mais segurança no Jardim Universitário e demais bairros da região sul do município. Após uma passeata nas imediações da universidade, uma comissão do DCE (Diretório Central de Estudantes) do Campus de Cascavel, reuniu-se com o tenente-coronel Eudes da Cruz, comandante do 6º BPM e com o delegado operacional da Polícia Civil, Edgar Santana.

Na oportunidade, os acadêmicos entregaram ofícios assinados pelo DCE, em conjunto com centros acadêmicos, atléticas, associações de moradores e o Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná). As audiências foram intermediadas pelo vereador Paulo Porto (PCdoB), que também é professor da Unioeste. "Sabemos que essa não é uma questão que passa exclusivamente pela PM, mas sim pelo Estado, que precisa ser tensionado para abertura de concursos e contratações de novos agentes de segurança. Os policiais que atualmente fazem as rondas no bairro são verdadeiros heróis devido ao pouco efetivo", frisou.

Na reunião com a comissão, o comandante da PM apresentou soluções imediatas que serão tomadas como a disponibilização de mais uma viatura de reforço na região do Universitário (que conta atualmente com apenas um veículo) e a intensificação do policiamento ostensivo, por meio de rondas diárias do Pelotão de Choque. "Tomamos conhecimento das ocorrências no bairro e próximo a universidade, além desta manifestação dos estudantes, que é livre e justa. Diante disso, estamos apresentando essas medidas concretas", ressaltou Eudes da Cruz.

O tenente-coronel apontou a necessidade das vítimas de furtos e roubos registrarem boletins de ocorrências. Pelos números da PM - baseados em registros de BO - ocorreram na região do Universitário sete roubos no mês de maio e dois em junho. Os números não batem com as informações levantadas pelos estudantes, que garantem que neste período ocorreram 17 roubos, sendo grande parte deles a mão armada. "Nós estamos fazendo campanhas para que os acadêmicos e a comunidade em geral registrem os boletins, pois a polícia prioriza as regiões conforme os registros oficiais", comentou Victor Rozatti, presidente do DCE.

Além das medidas imediatas, o comandante informou que após a formatura de 94 policiais, prevista para setembro, deverá aumentar o efetivo nos bairros da região Sul do município. Deste total, segundo Eudes, cerca de 50% devem permanecer em Cascavel e os demais distribuídos nas demais cidades de abrangência do 6º BPM. Já o delegado Edgar Santana disse aos estudantes que daria uma atenção especial aos bairros da região, repassando as informações dos estudantes a sua equipe de investigadores.

Para o vereador Paulo Porto, a manifestação dos estudantes foi importante para fazer um alerta a comunidade e às autoridades. "Os estudantes, o Sinteoeste e as associações de moradores deram uma grande demonstração de força e organização. Hoje a aula foi na rua, os estudantes é que nos ensinaram. Nosso mandato está junto com os movimentos sociais e populares organizados, entre eles, o movimento estudantil e movimento comunitário", comentou Porto.

Júlio Carignano / Assessoria de Imprensa / Paulo Porto