Foi aprovado nesta terça-feira (20) o Requerimento 50/2018, de autoria do vereador Policial Madril (PMB), questionando o Poder Executivo acerca da elaboração do projeto ou implementação do Centro de Zoonoses. O parlamentar pede cópia do projeto, caso exista, qual o prazo para início das obras; se foram formalizados convênios com entidades de proteção aos animais para acolhimento e quais as entidades conveniadas.
“Queremos saber o porquê do não cumprimento da normal legal e que tipo de precaução a prefeitura toma hoje em relação aos animais abandonados nas ruas”, informa Madril.
Previsto no Código de Posturas do município, o encaminhamento de animais de rua para o Centro de Zoonoses ou a realização de convênios com entidades de proteção animal deveria o procedimento habitual em Cascavel. As providências estão manifestas na Lei 6.706/2017 – Código de Posturas – que sofreu diversas alterações e foi completamente remodelada no ano passado.
Conforme estimativas baseadas em dados populacionais, o Município de Cascavel tem hoje cerca de 40.000 animais de rua. Como consequência, há o aumento de risco à saúde humana, através de zoonoses como raiva, leptospirose, leishmaniose, bem como risco de agressão (mordeduras), contaminação ambiental (dejetos) e dispersão do lixo doméstico (sacos de lixo). Isso sem contar as ocorrências envolvendo maus tratos, falta de alimento, abrigo, água e outros cuidados aos animais.
Assessoria de Imprensa/CMC