Foi encaminhado à Secretaria de Saúde o Requerimento nº 342 de 2025, do vereador Policial Madril (Progressistas), que solicita informações detalhadas sobre a atual situação do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial), especialmente no que diz respeito à presença de psiquiatras na unidade.
De acordo com o parlamentar, usuários do serviço procuraram seu gabinete relatando possíveis falhas na equipe multiprofissional. “Recebemos o pedido de informações por parte de usuários, que apontaram a possível ausência de profissionais fundamentais para o atendimento desses pacientes que requerem cuidados e acompanhamento constante”, destacou Madril na justificativa do documento.
O requerimento apresenta quatro questionamentos principais: A equipe do CAPS III está atualmente completa? Há médico psiquiatra atuando regularmente na unidade? Caso não haja, como está sendo feito o acompanhamento dos pacientes, inclusive em relação à troca de receitas, medicamentos e atendimento em situações de crise? Quais medidas a Secretaria de Saúde está adotando para garantir o atendimento adequado na ausência do profissional especializado? Existe previsão para contratação de novos psiquiatras ou reforço na equipe de saúde mental da unidade?
Segundo Madril, é fundamental obter essas informações para garantir que o atendimento em saúde mental seja realizado de forma adequada e com profissionais qualificados. “Queremos promover o bem-estar e a recuperação dos pacientes atendidos pelo CAPS III. Por isso, pedimos mais transparência e o aprimoramento dos serviços”, concluiu.
Assessoria de Imprensa/CMC