Notícias

Políticas públicas de saúde e ação social são essenciais no combate ao uso de drogas

Na noite de ontem, 25 de setembro, foi realizada audiência pública no plenário da Câmara com o tema “Politicas Públicas e Combate ao Tráfico Ilícito e Uso Indevido de Drogas”. A audiência foi requerida pelo vereador Fernando Winter (PTN) e organizada pela Comissão de Segurança Pública, que tem como presidente o vereador Nei Haveroth (PSL), Jorge Menegatti (PSC) como secretário e Rui Capelão (MD) como membro.

Os principais encaminhamentos surgidos do debate versaram sobre a necessidade de programas na área da saúde e ação social para tratar dos usuários, atendendo as famílias e criando campanhas de prevenção nas escolas e através do trabalho do Conselho Tutelar. Outros pontos de destaque na lista de ações a serem implementadas na cidade são o aumento do efetivo e mais investimento no PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), criação do 3º Conselho Tutelar, programas de combate à evasão escolar, inserção na grade curricular das escolas de noções de direito, programas de capacitação de combate ao uso de drogas e politicas públicas de ressocialização.

Sobre as ações de conscientização, Winter destacou “é necessário descentralizar o debate e levar a discussão sobre o combate ao uso e tráfico de drogas até os bairros, escolas, aproximando a população desse trabalho”.

Foram convidados para debater o tema o Secretário Municipal Antidrogras, Eugênio Rozetti Filho; o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Sergio Kreuz; o capitão da Polícia Militar, Cicero Tenório; a Promotora de Justiça, Simone Lorens, o Presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), Fernando Hallberg; o Tenente da Patrulha Escolar, Paulo Roberto da Silva e o Soldado Luiz Mauricio Cazarotto, do PROERD.

Estiveram presentes também os vereadores Jaime Vasatta (PTN), Vanderlei do Conselho (PSC) e representantes das entidades, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas), CASM (Centro de Atenção à Saúde Mental), Conselho Tutelar, Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, Casa de Recuperação Molivi, Pastoral da Juventude, Arquidiocese de Cascavel, Faculdades Anhanguera, CEDIP (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias) e ADEFICA (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel).

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC

DSCF2334

DSCF2341

Legenda: Comissão de Segurança conduziu as discussões da noite

Foto: Assessoria Nei Haveroth