Notícias

Porto busca recursos junto ao Ministério dos Esportes

Cascavel (26 de setembro) - O vereador Paulo Porto (PCdoB) intermediou audiências em Cascavel entre a direção da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste) e do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) com o diretor do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomyde, para discutir demandas dos servidores e da comunidade acadêmica.

A instalação de uma academia ao ar livre no HUOP esteve em pauta. Essa demanda dos trabalhadores já havia sido solicitada junto à prefeitura por Paulo Porto por meio de uma indicação, assinada em conjunto com os vereadores Fernando Winter (PTN) e Pedro Martendal (PSDB), mas diante da negativa do Executivo, Porto buscou a intermediação do Ministério para a viabilização de verbas federais.

Ricardo Gomyde sinalizou positivamente para a disponibilização dos recursos a academia ao ar livre, que deve ser instalada nas imediações do refeitório do HUOP. Além dos equipamentos, o local será um espaço de convivência entre servidores e usuários da unidade.

Para Porto, a academia tem o principal objetivo de amenizar os efeitos do estresse aos trabalhadores da área da saúde. "Esses trabalhadores sofrem em seu ambiente de trabalho, pois diariamente convivem com pessoas doentes, com situações que são irreversíveis em alguns casos", comenta o vereador.

O representante do Ministério, Ricardo Gomyde, destacou que o investimento em saúde preventiva é menos custoso e alcança melhores resultados. "Atualmente o Ministério dos Esportes tem grande preocupação em aliar a temática esportiva com saúde e qualidade de vida", destacou.

Além da demanda do HUOP, Porto intermediou conversa entre Gomyde e o diretor geral da Unioeste, Alexandre Webber, onde foi apresentado o projeto de um novo complexo esportivo ao campus de Cascavel e um alojamento para os alunos dos cursos de alternância, como da Licenciatura do Campo, por exemplo. "É fundamental para a Unioeste a construção de um complexo esportivo, tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade envolvente. Seria uma grande conquista para o campus e para Cascavel e nosso mandato está a disposição da universidade para colaborar com esta pauta", disse Porto.

Julio Carignano/ Assessoria de Imprensa/CMC

IMG 4599

Legenda: Alexandre Webber, diretor da Unioeste, apresenta projeto de novo complexo esportivo para o campus de Cascavel

Crédito: Júlio Carignano