Notícias

Porto cobra apoio do Executivo aos conselhos tutelares

O Dia do Conselheiro Tutelar foi lembrado nesta segunda-feira (18) durante a sessão da Câmara de Cascavel. O vereador Paulo Porto (PCdoB) cobrou maior apoio e atendimento às reivindicações dos conselheiros do município. “Falta suporte da prefeitura aos conselhos, que tem uma tarefa árdua, mas que tem dificuldade redobrada pela ausência de apoio do executivo municipal”.

Porto destacou o trabalho dos conselheiros, mesmo diante das condições precárias. “O conselho tutelar é uma política pública que visa trabalhar com a chamada desagregação familiar, que tem como principal causa a falta de renda, de emprego, de vagas nos CMEIS, falta de vaga nas escolas da rede publica. É uma típica política publica que existe por ausência de políticas públicas”, destacou.

O vereador citou as condições de trabalho e os problemas psicológicos que alguns conselheiros apresentam, devido as situações de estresse que estão submetidos, com trabalhadores sendo ameaças e até mesmo agredidos em alguns situações. “O Executivo, independente de quem for o prefeito, precisa atender as principais reivindicações dos conselheiros e criar possibilidade de atendimento psicológico a esses profissionais”.

O parlamentar ainda cobrou a instalação de dois novos conselhos tutelares para atender as demandas do município. “É preciso com urgência a constituição dos conselhos norte e sul”, conclui Porto, lembrado que o Dia do Conselheiro em Cascavel não deve ser lembrado apenas com as justas homenagens, mas também como uma data de luta.

Julio Carignano/ Assessoria de Imprensa/ Paulo Porto

10942465234 eca72edcef o

Legenda: "O dia do Conselheiro é um dia de luta", afirmou Porto

Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria Câmara Cascavel