A APP Sindicato, que é o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná, foi homenageado na última terça-feira (27) na Câmara Municipal, com um voto de Louvor e Congratulações. O vereador Paulo Porto (PCdoB), que fez a proposição, disse que a homenagem é “o reconhecimento público a uma de nossas instituições sociais mais combativas, a uma entidade que faz luta intransigente em defesa da educação gratuita e de qualidade no Estado do Paraná”.
A entrega do voto de Louvor à APP Sindicato se deu durante evento da entidade realizado na Câmara de Vereadores, uma palestra sobre a mercantilização da educação, ministrada pela professora doutora Simoni Sandri. Lideranças da entidade, professores e representantes de sindicatos e dos movimentos sociais prestigiaram o ato, que também contou com a presença do vereador Professor Adenilson Moreira de Souza (PMB).
Ao justificar o requerimento pelo voto de Louvor da Câmara à APP Sindicato, Porto, que é professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), lembra que a APP foi a primeira organização criada pelos professores e professoras da rede pública de ensino do Paraná, em abril de 1947, colecionando, desde então, um histórico de lutas pela educação pública gratuita e de qualidade.
Foi em 1981, numa assembleia realizada em Ponta Grossa, que a APP unificou-se a Associação dos Professores Licenciados do Paraná (APLP), fundada em maio de 1967, e com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APMP), fundada em dezembro de 1972. E apenas oito anos depois, em 1989, em 18 de março, finalmente livre dos impedimentos impostos pelo regime militar que governava o país, a APP pode assumir sua condição de sindicato e, a partir de assembleia histórica realizada na cidade de Londrina, no Norte do Estado, passou a ser denominada como APP Sindicato.
Porto fez questão de frisar que a entidade, em seu Núcleo Sindical local, tem competente atuação em Cascavel e região, a exemplo do que ocorre em âmbito estadual. “Assim, por tudo que foi feito e que ainda será feito, porque sabemos que essa luta é constante, entregamos esse voto de louvor, como forma de reconhecer a importância desta entidade que representa e defende todos os docentes do Estado do Paraná”, disse.
Porto entregou a homenagem ao presidente da APP Sindicato de Cascavel, Daniel Nascimento Matoso, que esteve acompanhado da diretoria e demais lideranças da entidade, além de professores e representantes de classe.
Assessoria de Imprensa/CMC