O cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que estabelece o Piso Nacional Salarial para os profissionais do magistério da educação básica em R$ 1.917,78, é uma das bandeiras de luta dos professores da rede municipal em Cascavel. Os educadores do município lutam para receberem o piso em forma de salário e não de abono.
O descumprimento da legislação motivou a ação judicial contra o município por parte da Siprovel (Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Cascavel). O anúncio da medida gerou uma reação do prefeito Edgar Bueno (PDT) que em entrevista a emissora de rádio local (CBN Cascavel) declarou em entrevista sobre a reivindicação da categoria: "(...) o pessoal quer é apenas sombra e água fresca e um troquinho a mais para tomar uma cerveja!".
O assunto foi abordado nesta segunda-feira (17/8) na sessão da Câmara de Cascavel. O vereador Paulo Porto (PCdoB) lamentou a reação do prefeito e leu no plenário a Nota de Repúdio do Siprovel em relação a postura do chefe do Executivo. No documento, a categoria dos professores afirma que o "prefeito não tem real conhecimento do comprometimento, do profissionalismo e da responsabilidade dos professores cm a educação e desconhece a realidade educacional do município".
Na opinião do sindicato, a declaração é uma tentativa de desmoralização da classe e evidencia o autoritarismo do prefeito e total desrespeito com os trabalhadores de um município que é referencia nacional em termos educacionais devido aos esforços dos profissionais do magistério.
Em nota, a categoria ainda afirma "que os professores da rede municipal não necessitam da autorização do prefeito para manifestar a indignação com o descumprimento de lei, o que fere direitos conquistados por meio de organização e luta da categoria".
Para Porto, a frase de Edgar Bueno é típica de quem não tem compreensão do que é a docência, de quem jamais participou da elaboração de um plano de ensino ou de um projeto pedagógico. O vereador comparou a frase com a famosa e lamentável declaração feita nos anos 1980 por Paulo Maluff, então governador de São Paulo, que em um debate com uma professora disparou: "A senhora não ganha mal, a senhora é apenas mal casada".
Para terminar, o vereador reafirmou seu "repúdio veemente a lamentável frase que revela o jeito de pensar do atual prefeito", colocando seu mandato à disposição a legítima luta dos professores de Cascavel.
A íntegra da declaração do prefeito Edgar Bueno (PDT) pode ser conferida na íntegra no link abaixo a entrevista concedida ao repórter Jonas Sotter.
http://www.cbncascavel.com.br/prefeito-diz-que-nao-admite-greve-dos-professores-e-nao-negocia-outro-aumento-para-a-categoria/
(Julio Carignano, da assessoria do vereador Paulo Porto)