Notícias

Prefeito sinaliza ‘irmandade’ com cidade palestina de Beitunia

O vereador Paulo Porto (PCdoB) reuniu-se na tarde desta sexta-feira (4/12) com o prefeito Edgar Bueno (PDT) para discutir detalhes formais para que Cascavel se torne "cidade-irmã" de Beitunia, na Palestina. O protocolo de intenções nas áreas da cultura, economia, desenvolvimento local e troca de delegações de visitas foi assinado por Porto e o prefeito da cidade palestina, Ribhi Dola, durante uma Missão Solidariedade Brasileira no mês de novembro.

Porto ressaltou ao prefeito que Beitunia é a maior colônia brasileira em território palestino e que a tratativa foi motivada por uma sugestão do embaixador do Brasil na Palestina, Paulo França. "O embaixador tem pedindo para federações dos municípios viabilizarem parcerias com as cidades palestinas com moradores brasileiros visando o turismo e projetos estratégicos. Inclusive encontrei em Beitunia uma ex-moradora do bairro Consolata", disse Porto ao prefeito Edgar Bueno, lembrando que Foz do Iguaçu já se tornou cidade irmã de Jericó, também na Palestina.

O vereador falou sobre a possibilidade do prefeito de Beitunia fazer uma visita oficial à Cascavel em março de 2016. No encontro, Edgar Bueno recebeu um presente enviado pelo prefeito Dola e a chave da cidade palestina. Ele se mostrou solícito ao tratado de irmandade entre os municípios. "Há um rito formal para que dois municípios se tornem irmãs, que deve passar por uma lei aprovada na Câmara de Vereadores, mas vejo com uma grande possibilidade de parceria para convênios culturais. Usar o que ambas as cidades tem de bom", comentou Edgar Bueno.

Julio Carignano/ Assessoria de Imprensa/ Paulo Porto