Foi protocolado nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei nº 64/2025, que trata da revisão anual dos salários dos servidores públicos municipais, com índice de 5,32%, e do reajuste em parcela única de 6,27% para os professores. O prefeito Renato Silva, a secretária de Educação, Márcia Baldini, e a secretária de Cultura e Comunicação, Beth Leal, entregaram a proposta entregaram a proposta para o presidente da Câmara, Tiago Almeida e os vereadores Xavier, João Diego, Cidão da Telepar, Contador Mazutti, Serginho Ribeiro, Mauri Schaffer e a vereadora Bia Alcantara.
Para os servidores, a revisão é de 5,32%, referente à inflação do período de maio/2024 a abril/2025, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC no período. O reajuste de 6,27% aos profissionais do magistério da educação básica refere-se ao índice de 2025, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamenta o piso salarial da categoria. Os pagamentos serão feitos a partir de 1º de maio de 2025.
“Pela primeira vez na história, a prefeitura está fazendo o pagamento integral e em parcela única do piso salarial dos professores, que está inclusive um pouco acima da inflação”, salientou Márcia Baldini, secretária de educação. O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil inteiro.
Na Câmara, o projeto passa agora pelas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento, Educação e Trabalho e Administração de pessoal. “Vamos dar celeridade à tramitação deste projeto que garante a valorização do servidor público de Cascavel e garantir que tudo esteja aprovado para começar os pagamentos em maio”, disse Tiago Almeida.
Renato Silva destacou que o município conseguiu cumprir seu dever para com os trabalhadores ao mesmo tempo em que garante o equilíbrio fiscal das contas da prefeitura, que tem na folha de pessoal sua maior despesa.
Assessoria de Imprensa/CMC