Com participação expressiva de 308 vereadores e lideranças de 64 cidades, o XI Encontro da Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná), realizado em Curitiba, consolidou-se como um marco histórico para o fortalecimento do Legislativo municipal no Paraná. O evento reuniu representantes das regiões Oeste, Norte, Noroeste e Litoral, confirmando a dimensão estadual e o alcance político da iniciativa.
Outro destaque foi a fundação da Fepac (Federação Paranaense de Câmaras), que passa a reunir as associações de diferentes regiões do estado. A criação da entidade simboliza um novo passo para a unificação e o fortalecimento das bandeiras municipalistas, ampliando o apoio institucional e fortalecendo a representatividade dos legislativos municipais em todo o Paraná.
Durante os quatro dias de programação, o encontro transformou o Hotel Mabu Curitiba Business em um grande palco de debates, trocas de experiências e construção de soluções para os desafios municipais. A presença de autoridades estaduais reforçou o compromisso com a pauta municipalista e o diálogo entre diferentes esferas de governo.
Entre os nomes de destaque, estiveram presentes os secretários Beto Preto (Saúde), Guto Silva (Cidades), Ulisses Maia (Planejamento) e o deputado estadual Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento também contou com representantes da COPEL, SANEPAR, Fomento Paraná, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O presidente da Acamop, vereador Edson Souza, de Cascavel, teve papel central na articulação e condução do evento, destacando a importância de promover espaços que valorizem o trabalho dos parlamentares municipais.
“O papel de uma entidade como a Acamop, é justamente o de construir a valorização dos vereadores. Uma instituição como a nossa tem que fazer política, discutir bandeiras, pensar os problemas do dia a dia nos municípios e juntar essas ações para buscar soluções”, afirmou.
O presidente da Alep, Alexandre Curi, reforçou o papel estratégico do diálogo permanente com os vereadores.
“Quero manter um diálogo amplo e permanente com os vereadores e vereadoras. É fundamental sabermos o que cada cidade precisa e quem conhece essa realidade são os parlamentares, que estão nos bairros, no contato direto com a população e são legítimos representantes da sociedade”, destacou Curi.
O secretário de Saúde, Beto Preto, reconheceu a força da união das Câmaras Municipais. “A Acamop é muito forte e demonstra isso ao realizar um evento dessa magnitude em Curitiba”, disse. O secretário das Cidades, Guto Silva, também enalteceu a mobilização. “Estou muito feliz por estar aqui com vocês. O vereador é quem está na base, no contato direto com a população, e por isso é tão importante esse tipo de diálogo e construção. É o poder mais próximo da democracia que temos”, afirmou.
Já o secretário de Planejamento, Ulisses Maia, lembrou sua trajetória como vereador e reforçou o apoio à causa municipalista. “É um prazer estar em um encontro que reúne vereadores do Paraná inteiro para discutir a força do Legislativo. Comecei minha vida pública como vereador, fui o mais jovem das capitais do Brasil, e sei da importância desse trabalho. Quero parabenizar o presidente Edson Souza e cumprimentar todos os vereadores pela dedicação”, declarou.
Com uma programação rica em debates sobre legislação, inovação, sustentabilidade, transparência e fortalecimento do papel do vereador, o encontro da Acamop reafirmou sua vocação para ser muito mais que um evento: tornou-se um espaço de construção de políticas públicas e fortalecimento institucional em todo o Paraná.
Assessoria/Edson Souza