Durante a sessão desta quarta-feira (20), o presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL) destacou a importância do Dia Nacional da Consciência Negra.
Pacheco lembrou que o dia 20 de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e para marcar a necessidade de discussões públicas sobre o preconceito. Ele comentou ainda que em sua trajetória pessoal e profissional a convivência com amigos e colegas negros sempre foi extremamente gratificante e que o único traço que deve marcar a avaliação de uma pessoa, é seu cárater e não a cor de sua pele.
Dia da Consciência Negra
A data de 20 de Novembro foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia lembra a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Entidades como o Movimento Negro organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra e outros temas.
Apesar da relevância, apenas 20% dos municípios aderiram ao feriado do dia da Consciência Negra.
Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Marcio destacou a importância de lembrar do tema
Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria Câmara Cascavel