O presidente da Câmara, vereador Alécio Espínola (PSC), recebeu hoje (19) uma comitiva da Associação de Surdos de Cascavel (Surdovel) antes do início da sessão. Participou também o líder do Governo, vereador Romulo Quintino (PSL). O assunto foi o Projeto de Lei nº 167/2018, que seria votado na sessão em segunda e última discussão.
Aprovado por unanimidade, o projeto segue para sanção do prefeito e será transformado em lei. A Surdovel, representada na reunião pela sua presidente Gisele Zaffari, pelo diretor social e cultural Júlio Marcos de Souza e pela assessora jurídica Loraine Alcântara, comemorou com os vereadores a conquista histórica para a comunidade de surdos.
A nova lei cria o cargo de Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no quadro de carreira da Prefeitura. O presidente Alécio também anunciou que a Câmara deverá realizar concurso público para preencher esse cargo, que já existe no Plano de Cargos e Carreiras do Legislativo. A advogada Loraine Alcântara disse que a Surdovel está à disposição para orientar a Câmara quanto à acessibilidade dos surdos.
Assessoria de Imprensa/CMC