Começou a tramitar na Câmara de Cascavel o Projeto de Lei 04/2019, do vereador Policial Madril (PMB), que institui a Semana de Conscientização e Prevenção à Síndrome de Abstinência Neonatal no Calendário Oficial de Cascavel. Pouco debatida publicamente, a síndrome aparece em bebês filhos de mães usuárias de drogas, que se tornam fisicamente dependentes e precisam de cuidados especiais.
Estudos mostram que praticamente todas as drogas passam pela circulação placentária e, como após o nascimento do recém-nascido a droga consumida pela mãe durante a gravidez deixa de estar disponível, os bebês podem desenvolver um quadro de abstinência. A síndrome aparece em filhos de mães usuárias de drogas causam dependência química, tais como heroína, morfina, meperidina, barbitúricos, álcool, cocaína, crack, diazepam, difenidramina, hidroxizina. Outra informação importante é a síndrome atinge não apenas bebês filhos de mães usuárias de drogas, mas também de mulheres que precisam fazer uso de medicamentos para tratar de dor crônica, por exemplo, ou remédios para problemas psiquiátricos.
Os principais sintomas da síndrome da abstinência neonatal são tremores, irritabilidade, choro estridente, estado de alerta exacerbado, fraqueza muscular, convulsões, anorexia, dificuldade de sucção, vômitos, diarreia, perda de peso e febre alta. O tratamento deve incluir o encorajamento ao aleitamento materno, manutenção de ambiente neutro, alimentação em pequenos volumes e tratamento farmacológico, para diminuir gradativamente os efeitos da droga no organismo do bebê.
“A prevenção começa por abordar a questão da dependência e dos riscos envolvidos, uma vez que muitas famílias não conhecem a síndrome e não tem noção de sua gravidade, até a oferta de atendimento especializado na saúde pública”, explica Madril. A estimativa é de que pelo menos 55% dos bebês filhos de mães dependentes desenvolvem a síndrome da abstinência neonatal. A média do Brasil é de 76 casos ao ano, porém, é possível que existam muitos outros casos não notificados.
Assessoria de Imprensa/CMC