Notícias

Prevenção ao suicídio será tema de audiência pública em Cascavel

Em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (25) na antessala da Câmara de Vereadores de Cascavel o assunto foi prevenção ao suicídio. Um tema que muitas vezes por ser tabu é evitado nos lares, instituições de ensino até mesmo nos meios de comunicação. Acompanhado de Mariana Vieira, delegada titular da Delegacia de Homicídios e do vereador Alécio Espínola (PSC) o parlamentar Fernando Hallberg (PPL) explicou que a sua intenção é oferecer à sociedade cascavelense ferramentas que possam derrubar esta barreira do silêncio em torno de um tema tão relevante, instituindo através de um projeto de lei uma semana de atividades a cada ano para tratar do assunto e um dia específico para que seja o marco de um grandioso trabalho de prevenção ao suicídio.

Ao mesmo tempo, segundo ele, é preciso trabalhar no aumento e fortalecimento das centrais de atendimento a pessoas que sofram com problemas psicológicos que possam levar a autoextermínio. Para aprofundar as discussões a respeito de suicídio será realizada uma Audiência Pública amanhã (26) à noite na Câmara.

Para Mariana Vieira os meios de comunicação são hoje a grande ponte que possibilita chegar a cada cidadão e orientá-lo sobre como evitar o suicídio. “Os casos acontecem e se transformam em notícia, porém, mais do que anunciar um fato é necessário que sejam também divulgados os motivos que levaram determinada pessoa a esse ato extremo” destacou. Segundo ela, é essa informação que vai auxiliar as famílias a identificarem alguns comportamentos e se antecipar com um tratamento.

Alécio Espínola disse que por trabalhar diretamente com situações de prevenção e tratamento à drogadição tem se deparado constantemente com situações de depressão e não raras tentativas de suicídio.

Ele disse que ficou feliz ao perceber que Cascavel tem hoje uma estrutura muito boa de atendimento a estes casos. “A falta de informação sobre a existência desta ajuda é muito grande” garante o vereador. “Uma campanha pontual sobre o problema vai ajudar a difundir esta rede de atendimento, possibilitando que muitas vidas sejam salvas” acredita Espínola.

A audiência pública “Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo” será realizada amanhã (26) a partir das 19 horas com a presença de autoridades e especialistas no assunto. A audiência está sendo promovida pelos vereadores Fernando Hallberg (PPL), Gugu Bueno (PR), Olavo Santos (PHS), Pedro Sampaio (PSDC) e Policial Madril (PMB).

Já confirmaram a presença o Promotor Ângelo Mazzuchi Santana Ferreira, a Delegada Mariana Vieira da Delegacia de Homicídios, a gerente da Divisão de Saúde Mental Sra. Iara Agnes Bach da Costa, o psiquiatra Fabiano Agostinho e a psicóloga Deise Rosa. Toda a sociedade está convidada a participar.

Assessoria de Imprensa/CMC