Notícias

Professor Paulino realiza primeira plenária do mandato popular

Aconteceu na última sexta-feira (25), a primeira plenária do mandato popular do vereador Professor Paulino, do Partido dos Trabalhadores. Espaço de prestação de contas e debate político organizado pelo mandato, o evento foi tomado por militantes e apoiadores, que lotaram o plenário da Câmara Municipal de Cascavel.

Além de expor a atuação no parlamento e junto aos movimentos sociais, a plenária fez uma homenagem ao Companheiro Manoel Pimentel dos Santos Filho, militante histórico da esquerda socialista e que esteve com o mandato desde o início.

Para coroar este momento de celebração democrática, o evento contou com a presença especial do Alto Representante do Brasil no MERCOSUL, Doutor Rosinha, que brindou a plenária com uma Análise de conjuntura Internacional.

Manoel Pimentel

Manoel Pimentel dos Santos Filho, natural de Ortigueira/PR, nascido em 11 de dezembro de 1938, casado com Maria de Lourdes, a popular “Dona Lurdinha”, pai da Solange e do Nilson, avô da “Pequena Gabriella”.
A história do Seo Pimentel é uma história de militância e de total comprometimento com as causas populares. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Cascavel juntamente com o advogado Mário Kato e outros companheiros e companheiras que ousaram construir esta importante ferramenta da classe trabalhadora, militando organicamente ao longo de toda a sua trajetória, ajudando no fortalecimento de um partido de luta, de massas, socialista, popular e de inclusão social.
Uma das bandeiras que sempre defendeu foi a importância da educação popular e formação política na linha de Paulo Freire, era um estudioso das lutas internacionalistas e latino-americanas; fez o curso de formadores populares no Instituto 13 de Maio em São Paulo e socializou suas pesquisas, estudos e experiências com a militância no seu bairro e nos lugares em que militava.

Pimentel foi um eterno aliado dos movimentos sociais, participou ativamente de lutas, greves, campanhas, protestos, marchas do MST e de outros movimentos sociais, das jornadas de agroecologia, das romarias da terra. Pimentel definia-se como ecumênico, apaixonado pelas Comunidades Eclesiais de Base, pela Pastoral Operária que ajudou a formar e pela religiosidade popular, bebendo das fontes da Teologia da Libertação, a linha popular das correntes teológicas.

Pimentel foi um dos fundadores do Sindicato dos Vigilantes de Cascavel, fez parte da primeira gestão do mandato provisório da Associação dos vigilantes e assumiu como primeiro presidente do Sindicato dos Vigilantes de 1.983 até 1.991 e posteriormente de 94 a 97, entregando o bastão ao companheiro José Carlos que continua este importante legado na defesa dos trabalhadores vigilantes. Pimentel também foi Presidente da Federação de Aposentados e Pensionistas do Paraná (FEAPAR).

Seo Pimentel como era carinhosamente chamado, faleceu em 15 de julho aos 77 anos e está sepultado no Cemitério Jardim da Saudade.

Plenária

Cerca de 150 pessoas passaram pela plenária, vindos de vários bairros de Cascavel. Estiveram presentes camaradas do PCdoB, representados pelo dirigente municipal Madson de Oliveira, as combativas lideranças sindicais e o Líder do PT na ALEP, Deputado Estadual Professor Lemos.

Lemos fez saudação ao público presente e analisou a conjuntura política no Assembleia Legislativa do Estado, destacando o “pacote de maldades” do atual governador que não cessam.

A plenária é uma tradição dos mandatos populares e vai, aos poucos, consolidando uma característica peculiar: a participação do povo nas tomadas de decisão.

Assessoria Professor Paulino