O dia 30 de agosto é lembrado como um dia histórico para os educadores, educadoras, servidores e servidoras do Estado do Paraná. Nesta terça-feira (30), o vereador Professor Paulino (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cascavel para fazer memória do ataque do então governador Álvaro Dias (PMDB) contra a classe trabalhadora, que apenas reivindicava escola pública, gratuita de qualidade.
“Naquele dia, o Centro Cívico de Curitiba se transformou em uma verdadeira “Praça do Massacre”, quando policiais fortemente armados, a mando do Governador, fizeram uso de bombas de efeito moral, as quais também causaram danos físicos, ferindo pernas e braços de inúmeros Professores. Além disso, a força da cavalaria foi utilizada”, enfatizou o vereador.
O vereador destacou que vinte e sete anos depois, no dia 29 de abril de 2015, a história se repetiu como tragédia. “Além do grande aparato policial, helicópteros despejavam bombas sobre os Educadores e Servidores Estaduais”. O que torna ainda mais cruel este massacre proporcionado pelo governador Carlos Alberto Richa (PSDB), segundo Paulino, é o fato de hoje estarmos sob a égide da Constituição Cidadã de 1988, a qual nos garante direitos individuais invioláveis que foram desrespeitados neste dia.
Assessoria de Imprensa/ Vereador Professor Paulino