Notícias

Professores buscam apoio para manter turmas de cursos técnicos gratuitos

Um grupo de professores dos cursos técnicos gratuitos ofertados pelo Núcleo Regional de Educação esteve na manhã de hoje (5) no gabinete do presidente da Câmara, Gugu Bueno, solicitando apoio para que seja assegurada a abertura de novas turmas. Hoje estão matriculados quatro mil alunos em Cascavel e seis mil na área do NRE, mas há possibilidade de várias turmas serem fechadas, levando em conta o critério de evasão superior a 25%, índice superado em boa parte das turmas, principalmente em decorrência da prolongada greve dos professores, no início do ano letivo.

Gugu Bueno mostrou-se muito sensível ao problema, “uma vez que neste momento em que o país mergulha numa crise econômica, a qualificação profissional é um caminho seguro para se manter os empregos”. Os professores também justificam que a educação profissionalizante torna-se de extrema importância "pois a região Oeste está em desenvolvimento e necessitade pessoas preparadas para atender as diferentes demandas do mercado de trabalho".

O presidente da Câmara vai encaminhar na próxima semana ofícios ao Governador Beto Richa; à Secretaria de Estado da Educação (SEED) e aos deputados estaduais de Cascavel pedindo empenho para que não seja negada a abertura de novas turmas.

Participaram da audiência as professoras Sandra Tambani, do CEEP Pedro Boaretto Neto, também presidente do Comitê em Defesa da Educação Profissional Pública; Elijoice Rupolo Kroll (Colégio Estadual Amâncio Moro), Roseli Aparecida dos Santos (Colégio Wilson Jofre), Ligia Karka Basso (Colégio Padre Carmelo) e Ana Cecília (Colégio Francisco Lima, bairro Floresta).

(Assessoria de Imprensa/CMC)