O legislativo cascavelense aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (26) o Projeto de Resolução nº 3/2025, que institui o programa “Câmara no Bairro”. A proposta, de autoria da Mesa Diretora, tem como objetivo descentralizar os serviços legislativos e ampliar a participação da população nas ações da Casa de Leis.
A nova iniciativa prevê a realização de ações itinerantes em bairros e distritos do município, com a presença de vereadores e servidores da Câmara. “Durante essas atividades, a população poderá apresentar reivindicações, sugestões e críticas diretamente aos representantes do Legislativo, além de receber informações institucionais e acompanhar de perto os trabalhos realizados pela Câmara”, explica o presidente Tiago Almeida (Republicanos).
O vereador Cidão da Telepar (Podemos), 2° secretário da Mesa Diretora, lembra que os vereadores já estão todos os dias nos bairros e no interior em contato diário e direto com a população, bem como as assessorias parlamentares.
Cada edição do programa será encerrada com uma sessão itinerante oficial da Câmara, garantindo a escuta qualificada das demandas populares e seu encaminhamento oficial dentro da estrutura legislativa.
“O 'Câmara no Bairro' é uma iniciativa que fortalece os vínculos entre o Legislativo e a sociedade, promovendo o exercício da cidadania e a construção de políticas públicas mais alinhadas com as reais necessidades da população”, afirmou o vereador Edson Souza (MDB), 1º secretário da Casa.
A proposta também enfatiza a importância da transparência e da ampla divulgação prévia do programa, para que todos os cidadãos possam participar da agenda, inclusive daqueles que não têm condições de comparecer às sessões e audiências públicas na sede da Câmara, como lembrou o vereador Fão do Bolsonaro (PL), 2° vice-presidente.
A coordenação do programa ficará a cargo da Diretoria Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo e outros órgãos da Casa. A Mesa Diretora será responsável por regulamentar aspectos operacionais, como cronograma, critérios de escolha dos bairros e estrutura das atividades.
“Nossa expectativa é que a implementação do programa promova maior transparência, incentive o engajamento dos moradores e aproxime de forma efetiva o Poder Legislativo de todas as comunidades de Cascavel”, finaliza Serginho Ribeiro (PSD), que ocupa a 1ª vice-presidência da Casa.
Assessoria de Imprensa/CMC