Notícias

Programa de atendimento domiciliar é homenageado pela Câmara

Considerado exemplar pela sua eficácia e pelos importantes resultados positivos obtidos, o PAID (Programa de Atendimento e Internação Domiciliar) recebeu nesta terça-feira (10) votos de louvor e congratulações na Câmara. Os vereadores destacaram a relevância dos serviços prestados pelo programa à sociedade cascavelense, especialmente na área de saúde domiciliar.

O PAID foi implantado no município em 2005 e conta atualmente com três equipes multidisciplinares. A equipe é formada por três médicos, três enfermeiras, três técnicas de enfermagem e um fisioterapeuta, que se revezam semanalmente para atender a domicílio aproximadamente duzentos pacientes.

Os pacientes atendidos não tem condição de se deslocarem até as unidades básicas de saúde e hospitais, muitas delas são idosas e se encontram acamadas ou em fase terminal. De acordo com o vereador João Paulo (PSD) “os profissionais buscam levar dignidade e sobretudo um atendimento humano e de qualidade, aliviando o sofrimento dos pacientes e familiares”.

Ao receber a homenagem, o Dr. Rogerio Sakurada destacou que o programa atende “uma parcela da população que não pode ter acesso ao atendimento de saúde por suas deficiências físicas ou mentais”. Ainda segundo ele, os integrantes do programa têm sido convocados a apresentar suas experiências em outros municípios e congressos da área.

Para o secretário de saúde Reginaldo Andrade, o reconhecimento do programa indica a qualidade dos serviços prestados e aponta a direção em que devem ser implantadas novas ações.

O PAID auxilia ainda consideravelmente na redução dos internamentos na rede hospitalar de Cascavel. O programa foi indicado como uma das 11 melhores equipes do Brasil e primeira do Sul do Brasil.

A homenagem foi proposta pelo vereador João Paulo e subscrita também por Celso Dal Molin, Walmir Severgnini, Nei Haveroth, Jorge Bocasanta, Professor Paulino e Jaime Vasatta.

Assessoria de Imprensa/CMC