Em pronunciamento nesta terça-feira (11) na Câmara de Cascavel, o vereador Paulino Pereira da Luz (PT) pediu a compreensão dos colegas que fazem parte das comissões internas da Casa de Leis para seja dada celeridade ao trâmite interno de dois projetos de lei de sua autoria apresentados nesta semana, em especial, o que busca estabelecer um horário mínimo de funcionamento das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.
Pela proposta do vereador, os postos de saúde teriam que funcionar em período integral, com atendimento mínimo de 12 horas diárias. A intenção é assegurar a garantia integral de atendimento aos usuários que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde). "Nossa saúde do município está um caos, com filas em postos, uma infinidade de denúncias apresentadas pela CPI da Saúde desta Casa de Leis", disse Paulino, lembrando que o problema da saúde pública não é a falta de recursos, mas sim de gestão.
O outro projeto de autoria do Professor Paulino busca a criação do programa ‘Escola Aberta: Educação, Cultura, Esporte e Trabalho para a Juventude’. A intenção é buscar ampliar o escopo das atividades da escola para promover a melhoria da qualidade de educação no município.
Paulino afirma que o público alvo do projeto é a juventude em situação de vulnerabilidade social. "Nosso projeto visa que as escolas sejam abertas a comunidade durante os finais de semana, proporcionando políticas públicas para o lazer, para redução da violência e da criminalidade por meio do esporte e medidas educacionais". O programa Escola Aberta funcionaria com acompanhamento de equipes multidisciplinares.
Os dois projetos de autoria do Professor Paulino foram subscritos pelos vereadores Silvio Gonçalves (PT), Jorge Menegatti (PSC) e Rui Capelão (PPS).
Julio Carignano / Assessoria de Imprensa