​Projeto de equoterapia da Polícia Militar é destaque no Legislativo

Nesta terça-feira (09), a Câmara de Cascavel reconheceu o trabalho do Grupamento de Polícia Montada e equipe multidisciplinar de Equoterapia, formada pelos policiais Tenente Erioberto Alves Joeckel, Soldado Suzana Prigol, Sargento Alice Hennig, Soldado Gisele Sandreia Colombo, Cabo Adriano José Cerena, Soldado Marlon Cezar de Souza, Soldado Rafael Ribeiro Alves, Soldado Ricardo José da Silva e Soldado João Felipe Alves Ferreira.

Os votos de louvor e congratulações, propostos pelos vereadores Alécio Espínola, Mazutti e Pedro Sampaio, destacam os serviços filantrópicos prestados às instituições por meio de Equoterapia, método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.

A cavalaria está presente em Cascavel desde 2000, fazendo o patrulhamento ostensivo e tático em eventos e desde 2020 realiza paralelamente o trabalho de equoterapia. A cavalaria possui 11 animais e hoje fazem parte do efetivo 10 policiais. “A terapia faz diferença não apenas para os praticantes da equoterapia, mas para a família e todos que os cercam”, destacou Mazzuti.

Além das atividades filantrópicas e comunitárias, os vereadores citaram ainda a participação do Grupamento de Polícia Montada do Natal de Luz de Cascavel, no qual um pônei fica presente todas as noites durante o mês de dezembro ao lado da casa do papai Noel recebendo visitas juntamente com os policiais para interagir com as crianças e a população em geral. Também são realizadas visitas em CMEIs e mais de 5.000 crianças tiveram contato com o pônei e cavalaria nas escolas municipais de Cascavel.