Na sessão desta segunda-feira (10), os vereadores discutiram e aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei 119/2013 de autoria de Gugu Bueno (PR). A proposta assegura o acesso gratuito aos menores de 12 anos de idade, acompanhados de responsável, em eventos esportivos realizados em estádios e ginásios localizados em Cascavel.
Conforme prevê o projeto, a organização do evento deve oferecer os ingressos com pelo menos 48 horas de antecedência e reservar 5% da capacidade do local reservado.
Gugu Bueno explica que a proposição tem dois objetivos principais: o primeiro deles é assegurar o direito da criança e do adolescente ao acesso ao esporte, pois os eventos esportivos são a principal, senão a única forma acessível de lazer para muitos brasileiros. Outro motivo é diminuir o custo para as famílias, tendo em vista que uma parcela significativa da população não dispõe de recursos financeiros para levar os filhos a estas atividades.
Gugu afirma, “aliado a todos esses motivos, está o grande aspecto incentivador da prática esportiva na criança, pois ao assistir em loco a eventos esportivos desperta o interesse e a paixão pelo esporte”.
O vereador também utilizou como referência para a proposição da matéria o artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente, que assevera que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
O projeto volta para a pauta da sessão de amanhã, terça-feira (11), para ser analisado em segunda e última votação.
Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Gugu destacou a importância de o poder público incentivar o esporte
Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria Câmara Cascavel