Notícias

Projeto de Romulo Quintino defende parceria para criar vagas em CMEI`s

O vereador Romulo Quintino (PSL) fez uso da tribuna durante sessão desta segunda-feira (23) para falar sobre um assunto que ele considera alarmante: a longa fila de espera por vaga nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), que hoje contabiliza quase três mil crianças de 0 a 5 anos.
Romulo iniciou estudos para a elaboração de um Projeto de Lei que pretende autorizar o governo municipal a firmar Parcerias Públicas Privadas (PPPs), para resolver este problema, garantindo às crianças a inclusão no ensino infantil do município.
A iniciativa surgiu com a constatação de que diariamente mães procuram a Secretaria de Educação, na tentativa de conseguir uma vaga e, sem resultado, acabam acionando a Defensoria Pública para tentar resolver o problema.
“Precisamos avançar, não podemos deixar essas famílias sem ter onde deixar seus filhos durante a jornada de trabalho, quando buscam o sustento da família. A Educação é pública e é direito da criança e obrigação do município. Por isto, estamos buscando uma solução”, explica.
De acordo com informações oficiais da Secretaria de Educação, coletadas pelo vereador, no ano passado, o município gastou R$ 5.353,75 por criança matriculada nos Cmeis. Isto representa um custo mensal de R$ 446,14 por aluno.
Para Romulo, os custos atuais são semelhantes aos valores praticados pelas escolas particulares de educação infantil, por este motivo torna-se viável a parceria que ele pretende propor.
(Da Assessoria do vereador Romulo Quintino)