As competições de corrida de rua de Cascavel passarão a ter categorias específicas para as pessoas com mais de 60 anos de idade. É o que prevê o Projeto de Lei nº 172/2025, de autoria do vereador Contador Mazutti (PL), aprovada em primeiro turno na sessão desta segunda-feira (17).
Conforme a proposta, que altera a Lei nº 6.906/2018, que regulamenta as corridas de rua na cidade, as pessoas idosas deverão ter categorias respeitando as mesmas divisões das demais faixas etárias. Os intervalos serão de no máximo cinco anos até, no mínimo, 70 anos de idade.
Segundo Mazutti, o objetivo de sua proposição é promover a valorização, o respeito e a inclusão dos atletas idosos. “Nós queremos garantir a igualdade de condições e oportunidades entre os participantes, reconhecendo o esforço e a dedicação dos atletas com idade igual ou superior a sessenta anos, que continuam praticando atividades físicas de forma ativa, contribuindo para a própria saúde e para a promoção do esporte como instrumento de bem-estar e integração social”, explicou.
O projeto dispensa a obrigatoriedade de categorias específicas para idosos nos casos de competições em que não houver divisão por faixas etárias, para não criar dificuldades para os organizadores e permitir a competição em condição de igualdade para todos.
Assessoria de Imprensa/CMC
