Projeto estabelece programa de recuperação de crédito para os mutuários da Cohavel

Foi aprovado em primeira votação nesta segunda-feira (16) o projeto de lei apresentado pelo Executivo que institui um programa de recuperação de crédito, isenção de multas e juros moratórios a ser implantado pela Companhia Municipal de Habitação de Cascavel (Cohavel). O PLO 088/2021 tem como objetivo “diminuir o índice de inadimplentes junto à Cohavel, aumento na arrecadação e proporcionar uma oportunidade aos mutuários a negociarem suas prestações em atraso”, conforme o texto da justificativa apresentada pelo prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

Conforme explicou o vereador Pedro Sampaio (PSC), líder do governo, o programa vai proporcionar descontos às multas e juros moratórios dos valores vencidos dos mutuários dos programas habitacionais vinculados à empresa pública. “Nós temos cerca de 1.600 mutuários e tínhamos em torno de 75% de inadimplência. Hoje, com a nova diretoria, nós temos um aumento de 100% na regularização de dívidas. Em julho de 2020 nós tínhamos em média R$ 61 mil de arrecadação com as parcelas e, em julho de 2021, mais ou menos R$ 140 mil”, destacou o líder de governo. A previsão de renúncia de receita decorrente do programa proposto é de R$ 735 mil.