O Projeto de Lei n° 124/2013, que apresenta a proposta de agendamento telefônico e eletrônico de consultas médicas para pacientes idosos e pessoas com deficiência, previamente cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Cascavel foi aprovado pela Câmara na última sessão ordinária, de 2 de Julho.
De autoria dos vereadores Pedro Martendal (PMDB) e Jorge Bocasanta (PT), a proposição prevê que os pacientes que utilizarem o serviço poderão agendar suas consultas somente nas unidades Básicas de Saúde nas quais estão previamente cadastrados. Para receber o atendimento agendado por telefone ou por email, o paciente deverá apresentar a sua carteira de identidade ou seu cartão do Sistema Único de Saúde - SUS.
Sobre a Lei, Martendal afirmou que o atendimento preferencial a idosos e pessoas com deficiênca obedece a um preceito constitucional, pautado no princípio da dignidade humana. O segundo proponente, Bocasanta, acrescentou que é função dos vereadores garantir que as pessoas tenham acesso igualitário aos serviços de saúde, mesmo que, neste caso, seja necessário criar medidas que beneficiem especialmente estas pessoas, que já contribuíram muitos anos com o desenvolvimento pela cidade.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC
Legenda: Vereadores proponentes do projeto
Fotos: Flávio Ulsenheimer/ Câmara Municipal