Notícias

Projeto homenageia professor Alfredo de Carvalho

Cascavel (06 de dezembro) - Está incluindo na pauta de votações da próxima segunda-feira (09) na Câmara de Cascavel, o projeto de lei que denomina um bem público de Professor Alfredo Roberto de Carvalho. De autoria do vereador Paulo Porto (PCdoB), a proposição tem o intuito de homenagear o professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), que faleceu no dia 24 de julho deste ano, então com 53 anos, vítima de câncer.

Nascido em Cornélio Procópio, chegou na região Oeste com a família em 1971, em Ouro Verde do Oeste. Dois anos mais tarde, estabeleceu-se com os pais e irmãos em Cascavel. Era o quarto filho de treze irmãos, sendo um dos quatro com deficiência visual.

Alfredo teve atuação destacada na militância acadêmica, política, da acessibilidade e inclusão social. Passou em primeiro lugar no vestibular de Pedagogia da Unioeste e depois virou professor da instituição, implantando o que há demais avançado no país em adaptação para ensino de cegos. Conquistou mestrado com louvor, com a dissertação: "Inclusão Social e as Pessoas com Deficiência: uma Análise na Perspectiva Crítica".

Atuou na rede estadual de Cascavel como pedagogo no Colégio Estadual Francisco Vaz de Lima, no Bairro Floresta e no CAP Municipal (Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas e de Baixa Visão). Publicou diversos artigos e capítulos de livros, bem como auxiliou na organização e publicação dos mesmos.

Na política foi um dos fundadores e primeiro presidente do diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores) em 1984, sigla que permaneceu filiado até 1994. Foi fundador da Associação dos Aposentados de Cascavel e um dos criadores da ACADEVI (Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual).

Autor da proposição, Porto diz que Alfredo é um exemplo a ser seguido. "O professor Alfredo foi um militante das causas populares, da defesa das minorias, daqueles que mais necessitam de apoio governamental. É uma justa homenagem a um cidadão que adotou Cascavel como sua cidade e, diante das inúmeras dificuldades, nunca deixou abater-se, lutando pela melhoria de sua vida e de toda coletividade".

Julio Carignano/Assessoria de Imprensa/Paulo Porto

Professor Alfredo

Foto: Arquivo pessoal