Notícias

Projeto que cria incentivo ao esporte de base é adiado

A instituição de um programa de apoio aos atletas dos esportes de base de Cascavel foi discutida nesta segunda-feira (27) e, a pedido do vereador Mazutti, a votação foi adiada por quatro sessões.

O projeto foi apresentado pelos vereadores Mazutti (PSL), Carlinhos de Oliveira (PSC), Parra (PMDB) e Serginho Ribeiro (PPL).

“O esporte cascavelense precisa se reerguer e para isso é preciso investimento público, especialmente nas modalidades de base”, explica Carlinhos. O programa, que deve atender atletas com idade entre 12 e 17 anos, busca formar atletas que no futuro consigam alto rendimento em suas modalidades.

O vereador Mazutti esclarece que o projeto prevê quatro grandes pilares: apoio do Poder Público no deslocamento do atleta de casa para o treino e deste para casa; fornecimento de material esportivo para treino e competições; assistência profissional com fisioterapia, ortopedia, nutrição, psicologia e educação física e alimentação nos horários que envolvem os treinamentos.

Para ofertar os serviços, a prefeitura poderá realizar parcerias ou convênios com faculdades e universidades públicas e privadas, com objetivo de ceder estagiários no último ano dos cursos.

“Cascavel vem passando sérios problemas no que tange aos investimentos no esporte de base. A gestão ineficiente na formação esportiva de base, ou seja, a formação de crianças que podem se tornar atletas, é praticamente nula”, afirmam os vereadores. Com pouco investimento e pouca valorização, atletas, professores e treinadores que residem no município têm sentido cada vez mais dificuldade em continuar os treinamentos.

Assessoria de Imprensa/CMC