Quando o paciente recebe uma receita médica, é natural que pense qual o valor daquele medicamento. Especialmente para as famílias de baixa renda, a aquisição de remédios muitas vezes pode ser inviável.
A possibilidade de comprar um medicamento genérico diminui consideravelmente o valor pago por ele. Pensando nisso, o vereador Aldonir Cabral (PDT) propôs o Projeto 173/2013, que dispõe sobre a emissão de receituário contendo a denominação genérica do medicamento.
Segundo Cabral “o Manual de Orientação Médica oferece a possibilidade de o médico prescrever qualquer um dos dois medicamentos, de referência ou genérico”. Por isso, o texto do projeto prevê a obrigatoriedade dos profissionais da área de saúde escreverem na receita o nome dos dois medicamentos, possibilitando que o paciente tenha a opção de escolher qual ele quer comprar, certamente escolhendo o mais barato.
O projeto foi protocolado na Câmara neste mês de agosto e deve entrar em pauta nas próximas sessões.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Vereador Cabral quer que pacientes possam optar pelo medicamento mais barato
Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal