As famílias indígenas do Paraná são as mais atingidas pela situação de vulnerabilidade social no Estado. Em virtude disso, o governo estadual implantará um projeto piloto do programa Família Paranaense Indígena nos municípios de Nova Laranjeiras e Diamante do Oeste.
A proposta foi apresentada pelo secretário de Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli aos prefeitos José Lineu Gomes (Nova Laranjeiras) e Renato Pereira (Diamante do Oeste). O vereador de Cascavel Paulo Porto (PCdoB), que trabalha junto aos povos indígenas do Oeste, participou das audiências que discutiram os detalhes do projeto a ser implantado.
O programa – que deverá ser implantado no segundo semestre - atuará junto à comunidade no sentido do acesso a renda. A escolha dos municípios foi feita levando-se em conta o cadastramento das famílias abaixo da linha de pobreza, a questão populacional dos aldeamentos e por serem áreas já demarcadas.
Em Diamante do Oeste são cerca de 170 famílias da etnia Guarani divididas em duas aldeias (Tekoha e Itamarã), enquanto em Nova Laranjeiras está localizada a maior reserva indígena do Estado, de Rio das Cobras, com cerca de 640 famílias da etnia Kaigangue.
Hamilton Serighelli disse que o programa será desenvolvido junto a outras pastas, em especial a Secretaria da Família e Desenvolvimento. “Estamos fazendo esse diagnóstico para verificar o perfil das famílias que vivem abaixo da linha de pobreza e constatamos que os indígenas e quilombolas são os que mais sofrem com essa situação”, comentou.
Paulo Porto destacou a importância de propostas voltadas àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. “Todo e qualquer programa que tenha como objetivo erradicar a miséria junto aos povos tradicionais - com os indígenas e os quilombolas - é de fundamental importância, pois, no limite se busca corrigir uma dívida histórica que o estado brasileiro tem como estas comunidades”, afirmou.
Por Júlio Carignano | Assessoria de Imprensa | Vereador Paulo Porto
Legenda: Reunião entre Serighelli, Paulo Porto e Renato Pereira na prefeitura de Diamante do Oeste
Crédito: Júlio Carignano