Notícias

Proposta de gratuidade de 30 minutos nos parquímetros é rejeitada

A matéria mais polêmica da pauta nesta segunda-feira (12), o Projeto de Lei 23/2013, de autoria do vereador Jorge Bocasanta (PT) discutiu a autorização para que a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) conceda período de tolerância aos usuários na área coberta por parquímetros nos estacionamentos regulamentados de Cascavel.

O projeto recebeu parecer contrário de duas comissões permanentes da Câmara, a Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo e a Comissão de Economia, Finanças e Orçamento. Fernando Winter (PTN), presidente da Comissão de Viação, explicou que o aumento do número de carros no município e a falta de vagas no centro da cidade, impedem que seja oferecida uma tolerância de 30 minutos aos usuários. Já a Comissão de Economia destacou o aspecto financeiro do projeto, que reduziria significativamente a arrecadação da Cettrans.

Para Bocasanta, o benefício poderia representar um incentivo aos usuários para que permanecessem menos tempo nos estacionamentos, aumentando a rotatividade. A tolerância de meia hora seria programada no sistema dos parquímetros para que a partir do primeiro minuto após o tempo permitido, fosse cobrado todo o tempo de permanência no local.

Durante a votação do parecer contrário da Comissão de Viação, os vereadores optaram por manter a restrição ao projeto, com 17 votos favoráveis ao parecer e um voto contra, do autor do projeto. Sendo assim, a deliberação do projeto em si ficou prejudicada e a matéria foi retirada de pauta.

Assessoria de Imprensa/CMC