Notícias

Proposta isenta doadores de medula óssea de taxa de inscrição em concursos

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira (17), o Projeto de Lei 39/2017, proposto pelo vereador Parra (PMDB). A proposição prevê a isenção do pagamento de inscrição em concursos públicos para doadores de medula óssea registrados nos hemocentros de Cascavel.

O projeto discutido hoje altera a Lei Municipal n" 5.598/2010, que dispõe sobre a regulamentação dos concursos públicos para provimento de cargos públicos, empregos e funções publicam temporárias no âmbito da Administração Direta do Município de Cascavel.

“Os interessados em se beneficiar desta isenção, deverão comprovar perante a Secretaria Municipal de Administração, que estão cadastrados como doadores de medula óssea há no mínimo seis meses antecedentes a data do concurso público", explica Parra.

O vereador esclarece ainda que o transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de uma em cada 100 mil pessoas.

“Queremos criar um incentivo para que pessoas procurem os hemocentros e se cadastrem como doadores de medula óssea, pois é de conhecimento público a dificuldade destes órgãos em conseguir pessoas cadastradas e mais ainda em encontrar doadores compatíveis”, explica o vereador.

A matéria foi aprovada por unanimidade e volta a ser debatida em 2º votação na sessão de amanhã, terça-feira, às 14h30.

Assessoria de Imprensa/CMC