Moradores dos bairros Jardim Veneza, Cascavel Velho, Jardim Presidente e do Colina Verde lotaram o plenário nesta terça-feira (04) para protestar contra a transferência das famílias do Jardim Gramado para a região. A comunidade reclama que a realocação de mais de 400 famílias criará uma demanda por infraestrutura de equipamentos públicos já deficitária naqueles bairros.
Na tentativa de mediar a situação, o vereador João Paulo (PSD) propôs o Requerimento 346/2016, no qual solicita providências urgentes por parte da prefeitura para que as famílias que estão em área irregular no Jardim Gramado não sejam deslocadas e alojadas em áreas do município no Jardim Veneza, tendo em vista que essa ação poderá ocasionar problemas tanto para os atuais moradores da região quanto para os novos moradores transferidos.
As famílias do Jardim Gramado devem deixar a área até o dia 15 de dezembro, conforme o documento de reintegração de posse. No entanto, para João Paulo “é impossível um bairro acolher mais de três mil pessoas quando já falta estrutura básica de educação, saúde e mobilidade urbana”. O vereador explica “apenas em uma escola já existe uma demanda reprimida de 200 vagas, imagina com mais 400 novas famílias? É um desrespeito com a população”.
“As famílias vão sair de um barraco no Gramado e mudar para um barraco no Veneza?”, questiona o vereador Romulo Quintino (PSL), morador da região sul. Para Paulo Porto (PCdoB) é preciso encarar o debate pensando em outras opções de moradia, “tendo em vista que o modelo de criação de grandes condomínios na periferia já se mostrou ineficiente em diversas cidades, inclusive em Cascavel, com o Julieta Bueno, por exemplo”.
Assessoria de Imprensa/CMC