O vereador Professor Paulino (PT) protocolou nesta quarta-feira (15), na Câmara municipal de Cascavel, o Projeto de Lei nº 56/2016, que garante a presença de doulas durante o trabalho de parto e pós-parto nas maternidades, casas de parto e os estabelecimentos hospitalares e congêneres, das redes pública e privada. A proposição recebeu apoiamento de todos os vereadores.
O debate em torno de elaboração do projeto de lei aconteceu há alguns meses com o grupo GESTA, Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo de Cascavel. “Alguns hospitais não permitem o ingresso das doulas, o que obriga a mãe, a gestante escolher entre a presença de um familiar ou de uma facilitadora. O que podemos destacar é que além de contar com a assinatura de todos os vereadores, o projeto foi debatido com as próprias doulas e com a Pastoral Familiar”, afirmou Professor Paulino.
Doulas são pessoas responsáveis por dar suporte físico e emocional às mulheres antes, durante e depois do parto, por meio de tratamentos terapêuticos que incluem a utilização de óleos e essências fitoterápicos, prática de exercícios e massagens, técnicas de relaxamento e respiração. Ela não pode, no entanto, realizar procedimentos exclusivos de profissionais da saúde, como diagnósticos médicos, mesmo se possuir formação na área.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde reconhecem e incentivam a presença da doulas nos partos, por compreender que elas melhoram a qualidade dos serviços, reduzem os custos, uma vez que diminuem as intervenções médicas, diminuem os casos de depressão pós-parto e aumentam os índices de amamentação.
Gutto Wendler/ Assessoria de Imprensa/ Professor Paulino