Em reunião realizada nesta terça-feira (02), o vereador Rafael Brugnerotto (PSB) conversou com famílias que foram despejadas da comunidade Jangadinha sobre o processo de desapropriação de área por parte da prefeitura para que os moradores retornem ao local.
Quando ocorreu a reintegração de posse, em maio deste ano, o prefeito Paranhos manifestou o interesse de criar uma vila rural no local permitindo que as famílias, que residiram e trabalharam no local por mais de 20 anos, pudessem ter seu lote de terra garantido. O parlamentar adverte que “se não houver negociação, nada impede que a prefeitura encontre outra área e faça a desapropriação, já que esta é uma prerrogativa do poder público”.
“Neste momento, prefeitura e proprietários discutem qual seria exatamente o valor a ser pago para desapropriar a área e qual a extensão do terreno para cada propriedade”, explica Rafael Brugnerotto, que busca garantir a maior efetividade e economia no processo, tanto para as famílias quanto para os cofres públicos.
Das 31 famílias que moravam no local, 20 obtiveram o direito de permanecer na área, no entanto, os demais produtores rurais aguardaram o cumprimento da promessa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de que a área seria adquirida para o assentamento definitivo e foram surpreendidos pela desapropriação autorizada pelo estado. Hoje, quem foi desabrigado está na casa de parentes provisoriamente e perdeu grande parte de suas criações e plantações.
Assessoria de Imprensa/CMC