Notícias

Relatório de acessibilidade é apresentado em plenário

Na sessão desta segunda-feira (23), o vereador Pedro Martendal (PSDB) entregou oficialmente o relatório da acessibilidade ao presidente da Câmara, Marcio Pacheco, e demais vereadores. O documento foi elaborado pela Comissão de Acessibilidade, que analisou quais as reais necessidades das pessoas com deficiência no que diz respeito ao acesso e uso da estrutura física da Câmara e também as mudanças atitudinais que precisam ser implementadas para melhor receber a população.

Segundo Martendal, “a tarefa de realizar este levantamento não é um favor aos grupos que representam as pessoas com deficiência, é apenas um passo na legitimação dos direitos que já são garantidos constitucionalmente”.
A comissão da acessibilidade foi criada com a intenção de tornar a Câmara um exemplo para outros espaços públicos. Pacheco destacou que sua gestão tem “uma grande preocupação em respeitar todos os cidadãos, especialmente as pessoas com deficiência, que já enfrentam muitas dificuldades no seu cotidiano”.

O relatório foi elaborado pela arquiteta, assessora da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, Cássia Ricardo e pelo arquiteto Felix Ichikawa, da SEPLAN (Secretaria de Planejamento), juntamente com as entidades: Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), Surdovel (Associação dos Surdos de Cascavel), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Acadevi (Associação Cascavelense de Pessoas Com Deficiência Visual), além da responsável pela Comissão de Acessibilidade da OAB/Cascavel, e assessora especial do vereador Mardental, Loraine Alcântara e representantes do Corpo de Bombeiros de Cascavel.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC

9898498693 3cd3f78021 oLegenda: Representantes das entidades participaram da entrega oficial do relatório

Foto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Cascavel