A saúde pública tem sido um dos principais temas da fiscalização dos vereadores neste mandato. Além do trabalho permanente da Comissão de Saúde e Assistência Social, os vereadores têm atuado ainda através da Frente Parlamentar de Fiscalização Permanente da Saúde Pública e da cobrança de melhorias nos órgãos gestores através de requerimentos e indicações.
Nesta semana, dois requerimentos importantes foram encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde e ao Hospital Universitário. No Requerimento 256/2015, os vereadores solicitam que a Secretaria verifique a possibilidade de reorganizar o Sistema de Agendamento de Consultas e Exames de Especialidades que atende o Cisop. De acordo com os autores, o objetivo é sanar alguns problemas verificados pela Frente Parlamentar de Fiscalização Permanente do Sistema de Saúde em Cascavel e já apontados para o secretário Reginaldo Andrade.
No documento, os vereadores afirmam que receberam do Cisop a informação de que 45.326 pacientes aguardam atendimento. Entretanto, esse número pode não representar a realidade, visto que não foi feita a atualização dos dados nos últimos meses. Ainda segundo o Cisop, mais de 12.000 consultas agendadas não foram realizadas no último ano, por ausência dos pacientes. Desta forma, os autores consideram que o ajuste no sistema é uma necessidade premente. O requerimento foi assinado pelos vereadores João Paulo, Professor Paulino, Walmir Severgnini, Nei Haveroth e Celso Dal Molin.
Já no Requerimento 255/2015, o vereador João Paulo requer ao Hospital Universitário, dados sobre a quantidade de cirurgias eletivas realizadas e especialidades mensalmente atendidas, de janeiro a maio de 2015. Sobre o assunto, João Paulo afirma, “temos acompanhado nas últimas semanas a busca incansável de pacientes que aguardam há meses por cirurgias, e em alguns casos, até mesmo por anos”.
Assessoria de Imprensa/CMC