Dois Requerimentos foram aprovados na sessão desta terça-feira (06) pedindo que os dois principais órgãos de fiscalização de Metrologia, Qualidade e Tecnologia façam a inspeção técnica dos parquímetros da cidade. O proponente das proposições é o vereador João Paulo (PSD), em conjunto com outros vereadores.
Requer ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) e ao IPEM-PR (Instituto de pesos e medidas do Paraná) a verificação e inspeção técnica nos parquímetros dos estacionamentos regulamentados (EstaR) no município. O documento solicita ao IPEM-PR se há ou não modelo de aprovação destes parquímetros instalados na cidade, se há obrigatoriedade na fiscalização dos mesmos e se o referido aparelho deixa de computar o tempo mesmo quando o usuário deposita ali suas moedas.
Os parquímetros tem sido alvo de inúmeras críticas desde sua instalação, principalmente por apresentarem problemas técnicos. Em fevereiro, a prefeitura chegou a determinar a suspensão do pagamento à empresa responsável, Tecnopark Soluções. Voltou a valer o uso dos cartões do EstaR, mesmo nas regiões onde estavam instalados os parquímetros. Os parquímetros entraram em funcionamento em janeiro de 2014. Eles foram instalados para controlar a permanência de veículos em 2,3 mil vagas no centro da cidade.
Assessoria de Imprensa/CMC