Por unanimidade de votos, a Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou o envio de requerimentos assinados pelo vereador João Paulo (PSD) pedindo a liberação do uso compassivo da substância Fosfoetanolamina Sintética, apontada como eficaz no tratamento do câncer.
Os requerimentos são endereçados à presidente Dilma Rousseff, ao diretor presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa da Silva Junior e ao presidente da Comissão de Seguridade Social e da Família da Câmara dos Deputados, Antônio Brito.
Na tribuna da Câmara, o vereador João Paulo ressaltou o drama enfrentado por pacientes de câncer e seus familiares, frisando “não ser mais aceitável que os órgãos de saúde no Brasil fiquem criando obstáculos para o uso desse medicamento que veio para salvar vidas”.
Ele falou sobre as pesquisas realizadas sobre a substância e sua ação eficaz impedindo que o câncer se espalhe.
O uso compassivo refere-se a situações onde haja um novo medicamento ainda fora do mercado, visando beneficiar os pacientes portadores de doenças debilitantes e graves para os quais não exista medicação ou cujo tratamento disponível seja insuficiente.
“Não podemos mais esperar que vidas sejam ceifadas por causa de medidas burocráticas dos governantes” – enfatizou o vereador cascavelense.
Assessoria de Imprensa/CMC