Entradas pedagiadas sem duplicação, marginais da BR 277 no perímetro urbano que limitam acesso entre bairros, congestionamento do Trevo Cataratas, precariedade da BR 163 que interliga Oeste e Sudoeste do Paraná. Dentre outros temas relevantes, as rodovias foram o foco dos debates na manhã desta sexta-feira (11), durante a realização do Representante Próximo do Povo. A quarta edição do projeto trouxe ao plenário da Câmara de Vereadores de Cascavel, o deputado estadual Professor José Lemos (PT).
Além de apresentar uma prestação de contas do mandato, o deputado Lemos respondeu a questões relacionadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado e sobre o impacto econômico e social às famílias que serão atingidas pelo alagamento da usina hidrelétrica do baixo Iguaçu. Abordado por representantes da Adefica (Associação dos Deficientes de Cascavel), o parlamentar assumiu compromisso com a bandeira do passe livre aos deficientes no transporte urbano de todas as cidades, considerando a possibilidade da universalização do sistema de cadastro e identificação.
O professor ainda defendeu unidade nas ações dos deputados. “O mandato precisa estar à serviço da coletividade e não podemos agir com foco partidário. Sempre damos encaminhamentos a todas as demandas que são encaminhadas ao nosso gabinete, sempre olhando o objetivo final de suprir a necessidade da comunidade em questão”, disse Lemos.
Na oportunidade, o deputado recebeu do vereador Sérgio, de Formosa do Oeste, solicitações para atendimento de demandas no município. Ainda da região, também estavam presentes os vereadores de Santa Lúcia, Afonso dos Santos e Dalcir Berti (presidente), além do prefeito de Espigão Alto do Iguaçu, Joelmir Rodrigues.
REPRESENTATIVIDADE
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Pacheco (PPL) destacou a relevância da audiência e dos temas abordados, como também enalteceu o prestígio de lideranças da comunidade. Aproximadamente 40 líderes comunitários, representantes sindicais, presidentes de partidos e moradores do interior de Cascavel participaram da audiência. “Não há como pensar no desenvolvimento socioeconômico sem integrar as forças dos mandatos regionais. Quando buscamos coletivamente o bem comum, certamente encurtamos o caminho entre a idealização e realização”, defendeu Pacheco.
De Cascavel, também participaram da audiência os vereadores Jorge Bocasanta (PT), que solicitou ao deputado atenção à reforma do sistema de remuneração dos médicos; o vereador Aldonir Cabral (PDT), que enalteceu o respeito pela atuação do parlamentar que tem olhar especial às causas coletivas, e o vereador Nei Haveroth (PSL) que solicitou ao deputado Lemos orientações sobre a LDO do Estado, além de um acompanhamento próximo aos agricultores que serão atingidos pela Usina do Baixo Iguaçu, que estariam encontrando dificuldades na negociação das indenizações que devem ser pagas pela Copel.
Jefferson lobo/ Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Deputado ouviu reivindicações de representantes da região
Fotos: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Cascavel