Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (25), o presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR), anunciou os nomes dos vereadores que comporão a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cisop. A comissão será integrada pelos vereadores Romulo Quintino (PSL), Jorge Bocasanta (PT) e Jaime Vasatta (PTN).
A escolha dos nomes se deu, segundo Gugu Bueno, pela qualificação dos indicados e conhecimento da área da saúde. “Jorge Bocasanta é médico e profundo conhecedor do sistema público de saúde, Jaime Vasatta integra a Frente Parlamentar de Fiscalização da Saúde e fez parte da CPI da Saúde em 2014, e Romulo Quintino é presidente da Acamop, e pode nos auxiliar na integração com outros municípios”, explicou o presidente.
O grupo tem 90 dias para apresentar o relatório final da investigação. A decisão dos cargos ocupados pelos vereadores – presidente, relator e secretário – deve ser feita amanhã, sexta-feira (26). Gugu Bueno esclarece que “A CPI é uma das ferramentas mais importantes que o Legislativo tem para investigar irregularidades no serviço público”.
Questionado pelos jornalistas, o presidente explicou que os recursos destinados ao Cisop pelos municípios são direcionados a uma conta única. De todo modo, Cascavel representa 57,64% do aporte financeiro da instituição, por isso, a contratação de empresas prestadoras de serviço e também de funcionários, são assuntos do interesse dos munícipes de Cascavel, que pagam a maior parcela da conta do consórcio. “Nossa maior preocupação é com a qualidade do atendimento. Se há uma demanda represada de mais de 40 mil consultas só para Cascavel, ou temos um problema de gestão ou desperdício de dinheiro público”, afirmou Gugu Bueno.
A CPI do Cisop
Na última segunda-feira (22), treze vereadores protocolaram o Requerimento 275/2015, que solicita que seja constituída uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná).
O documento leva a assinatura do presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR) e dos vereadores João Paulo (PSD), Walmir Severgnini (PROS), Aldonir Cabral (PDT), Claudio Gaiteiro (PSL), Paulo Porto (PCdoB), Vanderlei do Conselho (PSC), Fernando Winter (PTN), Ganso sem Limite (PSD), Luiz Frare (PDT), Nei Haveroth (PSL), Pedro Martendal (PSDB) e Celso Dal Molin (PR).
No Requerimento, os vereadores indicam que a CPI deve apurar quatro principais questões: a destinação dos recursos financeiros repassados à instituição; apurar os critérios utilizados pelo Cisop para escolher fornecedores e prestadores de serviço; apurar possíveis irregularidades em contratos com terceiros e emissão de notas fiscais e ainda verificar possíveis irregularidades administrativas cometidas pelos gestores do consórcio, tais como fraude em concurso públicos, vendas de exames, uso indevido de carros, contratos com clinicas médicas, faltas de servidores e contratação irregular de estagiários.
Assessoria de Imprensa/CMC