Notícias

Rubens San é "nocauteado" na Câmara de Vereadores

"Em mais de 400 lutas na carreira, tive apenas duas derrotas por decisão médica, porém tenho que desta vez o [Paulo] Porto me deu nocaute". Palavras proferidas pelo desportista Rubens San Perruchon, 74 anos, ao receber nesta terça-feira (23/09) homenagem da Câmara Municipal de Cascavel.

Por iniciativa do vereador Paulo Porto (PCdoB), Rubens San recebeu Voto de Louvor e Congratulações pelos serviços prestados ao esporte e a sociedade cascavelense. Em Cascavel desde 2007, o pugilista aposentado dedica-se a manter em funcionamento a Academia de Boxe do Centro Esportivo Ciro Nardi, que além de ser celeiro de campeões, tem salvado jovens da marginalidade ao longo dos últimos anos.

Natural de Curitiba, seu primeiro contato com o boxe foi ainda aos 14 anos no circo quando participava de preliminares de espetáculos de luta livre conhecidos como "telequete". A carreira profissional foi iniciada aos 21 anos, idade do seu primeiro título: campeão paranaense da categoria Galo.

A trajetória profissional inclui centenas de medalhas e oito cinturões, entre eles o de campeão interestadual, campeão centro-sul de boxe, bicampeonato brasileiro, campeão sulamericano, terceiro lugar no ranking da União Internacional de Boxe e Luva de Ouro no ano de 1961, prêmio concedido ao melhor boxeador entre todas as categorias da modalidade.

Atualmente Rubens San trava uma de suas lutas mais árduas – a de sobreviver do esporte e manter aberta a academia inaugurada em 2007 durante a gestão do ex-prefeito Lísias de Araújo Tomé. O centro atualmente funciona com recursos do próprio mestre. Apesar das dificuldades, San continua ministrando aulas gratuitas para uma média de 30 a 40 alunos, com treinos de segunda a sábado, e uma remuneração "simbólica" pelos serviços prestados.

Paulo Porto, autor da homenagem, destacou que San é o grande responsável por difundir o boxe em Cascavel e sua dedicação em seguir lutando para sobreviver da chamada "nobre arte". "O Mestre San é um apaixonado pelo esporte e sua função social. É um batalhador que luta pelo esporte enquanto cidadania, pelo seu caráter formador. Nosso mandato é que se sente homenageado e honrado em conceder essa justa e singela homenagem”, concluiu o vereador.

Júlio Carignano / Assessoria do vereador Paulo Porto